O USO DE MAMADEIRA E CHUPETAS X DESENVOLVIMENTO INFANTIL
É bem comum verificarmos crianças nas escolas de educação infantil que permanecem durante todos os anos com o hábito da mamadeira e do uso da chupeta. Estes “itens” são um conforto para pais e filhos. Porém, o uso contínuo pode acarretar prejuízos para o desenvolvimento e até para o crescimento destes pequenos. Também devemos pensar na higiene e na conservação: bico de mamadeira que tem o furo aumentado favorece acúmulo de resíduos de alimento e contaminação, além de volume excessivo de líquido sendo “engolido” pela criança; rachaduras no bico da chupeta ou mamadeira (risco da criança engolir algum pedaço e também do acúmulo de alimento), higienização inadequada (procedimento correto: água e sabão + água fervente + secagem total (não deve ser guardada na geladeira pois o ambiente é úmido e rico em microorganismos!!!). Assim, vamos refletir sobre alguns aspectos que envolvem estes hábitos:
Mamadeira e chupeta após 2 anos de idade podem prejudicar o desenvolvimento da fala?
Mamadeira e chupeta são acessórios infantis de uso variado pelo mundo afora. Muitos pais nem imaginam que este uso é influenciado por questões culturais e que ele pode ser até mesmo dispensável, ou que pode ser retirado muito cedo, principalmente para aquelas crianças com um bom desenvolvimento. Uma vez introduzido, o que é muito freqüente entre nós, o uso sistemático e prolongado de tais acessórios tende a gerar hábitos, uma vez que está ligado a ações e sensações que podem trazer prazer, conforto e assim por diante. Assim sendo, muitos pais têm dificuldades para propor a retirada da chupeta e da mamadeira, porque a criança pode “sofrer” pela falta, e também porque a mamadeira é uma forma simples e pouco trabalhosa de alimentar a criança. Acrescente a isso o medo, muito constante, de que ela venha a perder o interesse por tomar leite, alimento considerado como fundamental pela nossa cultura. Enfim, por uma série de razões, muitas crianças acima dos 2 anos continuam fazendo uso da chupeta e da mamadeira o que, de fato, pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da fala. Uma série de fatores pode ser determinante. No caso da chupeta, o tempo de uso, o como chupa (muitas vezes de lado ou com a argola enfiada dentro da boca), a conformação anatômica da chupeta, a qualidade do material, a freqüência diária (algumas passam o dia todo com a chupeta na boca, sem retirá-la nem mesmo para falar). Quanto à mamadeira, influenciam fatores semelhantes, como o tempo de uso, a freqüência diária, a conformação do bico, o tamanho do furo para a saída do leite, a posição em que a criança se alimenta, o fato de evitar alimentos mais sólidos porque já está saciada com o leite, etc. Desta forma, a fala pode vir a sofrer as conseqüências de alterações provocadas na condição muscular e até mesmo anatômica da boca, uma vez que estes acessórios podem vir a prejudicar inclusive o crescimento ósseo da boca e da face.
CONDUTA NA ESCOLA
Sempre pensando no adequado desenvolvimento dos nossos pimpolhos, trabalhamos com uma transição deste uso de mamadeiras, mais especificamente, entre as crianças que saem dos berçários/maternal I para o maternal II, visando adequação com novos horários e rotinas.
Também avaliamos a aceitação da criança, já que muitas vezes as mesmas já não estão mais querendo consumir a mamadeira na escola, sendo mais um fator para estimular esta transição para copinhos ou para outros grupos alimentares.
Assim, como estamos chegando na primavera onde a temperatura já fica mais agradável, iremos manter o horário entre 12h45 até 13h30 de oferta da fruta, lanchinho às 14h30 e, no horário que seria da mamadeira às 16h30 estaremos ofertando nova rodada de frutas da estação, as famílias poderão enviar também complementando a fruta que será ofertada pela escola um chá, suco, iogurte ou biscoito integral.
Tecnicamente falando, crianças de 1 a 3 anos necessitam de 4 porções de frutas ao dia segundo a Pirâmide Alimentar Infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria. Dessa forma estaremos contemplando 2 a 3 porções destas na escola, já que muitos passam turno integral. A oferta de lácteos (tanto leite na mamadeira quanto o iogurte) poderá ser feito em um lanche intermediário antes do jantar ou antes de dormir para aquelas crianças que ainda possuem este hábito. Muito mais importante do que “sobrecarregar” as crianças de lácteos (cálcio) é manter uma boa alimentação com vitaminas e minerais que são tão importantes quanto para a formação desta massa óssea, que não é construída somente com o consumo de cálcio!
Sabrina A, Benfica Matos
Nutricionista CRN, 9595