JUSTIFICATIVA
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelece com outras pessoas e com o meio em que vivem. As memórias são criadas a partir de atividades rotineiras. Mas, o aprender não é somente memorizar informações, para tal é preciso saber relacioná-las, ressignificá-las e refletir sobre elas.
O corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe possibilita interagir com o mundo exterior. Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Recebemos informações sobre o meio que nos cerca. Ao processá-las em nosso cérebro, nós as interpretamos, seja como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis, etc. Depois dessa interpretação, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele. Recebemos informações sobre o ambiente através dos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças dessa idade desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
Como nessa fase as crianças estão se descobrindo, trabalhar os sentidos só irá facilitar essa descoberta e esse desenvolvimento.
Este projeto tem o objetivo de desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade, o interesse em solucionar novos desafios e a possibilidade de articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa e transformadora.
OBJETIVOS